Circuitos polarizados
Diodos Retificadores
Aqui trataremos dos métodos de aproximação dos diodos. A aproximação a ser usada dependerá do que você pretende fazer. Após o estudo deste capítulo, você deverá ser capaz de:
• Desenhar o símbolo do diodo e identificar o catodo e anodo;
• Desenhar a curva do diodo e identificar todos os seus pontos;
• Descrever as características de um diodo ideal, da segunda e da terceira aproximação;
• Montar os retificadores de meia onda, de tomada central e em ponte.
4.1 O símbolo Esquemático.
Diferente dos resistores os diodos não apresentam um comportamento linear, ou seja, a corrente não é diretamente proporcional à tensão aplicada. Este fato é devido à barreira de potencial existente nos diodos. Se desenharmos uma curva de tensão versus corrente, teremos uma curva não linear.
A figura abaixo mostra o símbolo esquemático de um diodo retificador. O lado P é chamado anodo e o lado N de catodo. A simbologia do diodo lembra uma seta, que indica o sentido de fluxo de corrente que circula do lado P para o lado N.
[pic]
4.2 Curva do Diodo.
Uma das aplicações dos diodos é converter a corrente alternada em corrente continua, usadas nas fontes de alimentação. A esses diodos dá-se o nome de diodos retificadores.
No circuito abaixo a primeira coisa a ser feita é identificar se o diodo esta polarizado diretamente (PD) ou reversamente (PR). Isso nem sempre é fácil. Uma dica é a seguinte: responda a seguinte pergunta com sim ou não: a corrente convencional no circuito esta na mesma direção da seta do diodo? Se sim, temos PD se não. Temos PR.
[pic]
Polarização direta do diodo
Após identificarmos se o diodo esta polarizado diretamente ou reversamente, podemos obter a curva deste diodo conforme a figura abaixo
[pic]
4.3 Região Direta.
No circuito acima, facilmente montado em laboratório, pode-se medir a tensão no diodo e a corrente que circula por ele, e com esses