Material elétrico
FICHA TÉCNICA
Setor da Economia: terciário
Ramo de Atividade: comércio e serviço
Tipo de Negócio: comércio de material elétrico
Produtos Ofertados/Produzidos: materiais elétricos
Investimento inicial: 80mil Reais
Área: 90m²
APRESENTAÇÃO
A instalação elétrica representa um papel determinante na segurança de residências e empresas. Serviços executados de forma negligente ou a utilização de materiais de má qualidade podem causar sérios acidentes. Atualmente existe uma grande quantidade de produtos voltados para esta área, são aproximadamente
10.000 itens, que variam de reles e disjuntores a chuveiros e caixas de entrada de força, fabricados por cerca de 30 empresas. Atuar nesse segmento exige muita responsabilidade por parte do empreendedor.
MERCADO
O aspecto técnico torna esse mercado praticamente imune aos “curiosos”. Para alcançar o sucesso é imprescindível que o iniciante conheça profundamente o ramo.
O mercado deve ser analisado por três ângulos distintos: o consumidor, o concorrente e o fornecedor.
Primeiro você deve saber qual é o perfil da clientela que deseja atingir, o que ela precisa e que tipo de produto que procura adquirir. A melhor forma de obter essas informações é realizando uma pesquisa de mercado. Esse é um trabalho que deve ser conduzido ou, pelo menos, assessorado por um técnico especializado. Materiais elétricos têm duas direções bem definidas: a residencial e a industrial. Sendo assim você pode atuar no mercado direto e no indireto fornecendo às construtoras de empreendimentos residenciais e comerciais.
O segundo passo é contatar os fornecedores. Geralmente as fábricas de produtos elétricos, mantêm representantes em praticamente todas as cidades de médio e grande porte do país. O melhor para os proprietários de lojas do ramo é adquirir os produtos junto a esses representantes, que normalmente concedem algum desconto para os clientes assíduos.
O terceiro estudo é o mercado concorrente.