Seguidor de sinais
UNIFOR - Universidade de Fortaleza
Lindembergues da Silva Matias andŕ 1 Resumo – O objetivo deste projeto de eletrônica é demonstra aplicações práticas para o estudo de transistores. O projeto consiste numa ferramenta muito útil para bancada do reparador de eletrônica: injetor e seguidor de sinais com aplicação para reparo de amplificadores de áudio.
Introdução:
Os diodos tanto retificadores como zeners podem ser utilizadas em diversos circuitos para se obter características necessárias para obtenção de ondas especiais desempenhando uma função especifica. Circuitos limitadores são circuitos que retiram determinadas partes do sinal original a ele aplicado.
A função do circuito diodo grampeador é deslocar a tensão de entrada de tal forma que o valor resultante máximo da saída permanecerá em um valor fixo, sem que ocorra distorção da forma de onda aplicada.
Embasamento Teórico:
Limitadores e grampeadores são circuitos compostos por diodos para a obtenção de formas de ondas especiais, cada um deles, desempenhando uma função específica.
A saída dos circuitos limitadores é possível visualizar uma parte do sinal original com cortes em determinadas partes da onda.
Limitadores podem estar em série, um exemplo bem típico é o retificador de meia onda ou podem ser montados em paralelo com a carga. Os limitadores podem também se classificados com não polarizados e polarizados.
Na Figura 1.1 são mostrados dois circuitos básicos de limitadores série não polarizados :
[pic]
[pic]
Figura 1.1. Circuitos limitadores série.
O limitador negativo é assim denominado por cortar o semiciclo negativo do sinal original aplicada à entrada, enquanto que, no limitador positivo é cortado ou ceifado o semiciclo positivo do sinal original.
Na Figura 1.2 são mostrados dois circuitos básicos de limitadores em paralelo não polarizado:
[pic][pic]
Figura 1.2. Circuitos limitadores paralelo.