Gestão manutenção
FAC-3
1. DIODO SEMICONDUTOR
1.1 Teoria dos Semicondutores
Você já estudou diversos modelos atômicos como o de Dalton, que considerava o átomo como sendo uma esfera maciça e indivisível e o de Bohr que idealizou um modelo como: Fig. 1 – modelo atômico
Fonte: http://isishasegawa.blogspot.com/
Acesso em 08/08/2010
Neste modelo, o átomo é formado por um núcleo e por uma região contendo elétrons, a eletrosfera. No núcleo, há a presença de prótons, que possuem cargas positivas, e nêutrons, que possuem carga neutra. Na região da elestrosfera há elétrons, carga elétrica negativa, que circulam em torno do núcleo.
O núcleo contendo carga elétrica positiva atrai os elétrons que, só não colidem com o núcleo devido ao seu movimento orbital.
Como você já deve ter visto em outras disciplinas, tudo o que existe é composto por átomos. O que difere um material de outro é a quantidade de prótons, nêutrons e elétrons. Ainda no modelo de Bohr, podemos representar um átomo através da figura:
Fig. 2 – modelo atômico
Fonte: Malvino (1986, p22)
Prof. Maurício Marsarioli
Página 1
DIODO SEMICONDUTOR
FAC-3
Quando estudamos o modelo atômico voltado à eletricidade, estamos tratando dos elétrons da última camada, ou camada de valência.
Sabemos que bons condutores elétricos são composto por átomos que possuem facilidade em perder elétrons na camada de valência. Isto acontece com os metais. E que um bom isolante elétrico são materiais que possuem dificuldade de perder elétrons na última camada, ou camada de valência.
Mas e os semicondutores? O que são?
Na figura 2, temos um átomo contendo 14 prótons e 14 elétrons. Se procurarmos na tabela periódica, encontraremos:
Fig. 3 – Tabela periódica - Silício
Fonte: http://e-teacher.blogs.sapo.pt/2009/06/?page=2
Acesso em 08/08/2010
Só para recordar:
14 – número atômico, representa o número de elétrons
28,0855 – massa atômica.
Pois bem, é o Silício! Este átomo possui 4