padrao
“Diodo Semicondutor”
Prof. Francisco Felipe Mauri
Disciplina: Eletrônica Analógica
1. DIODO SEMICONDUTOR
1.1 ESTRUTURA DA MATÉRIA
Como já é de nosso conhecimento, podemos dividir um material em porções cada vez menores, até que chegamos a menor das porções, que recebe o nome de molécula.
Podemos então intitular por molécula a menor porção que um material pode ser dividido sem que com isso venha sofrer alterações em suas propriedades.
Se da molécula partimos a uma nova divisão, chegaremos ao átomo que por sua vez não mais conservará as propriedades do material subdividido. Isso é mais ou menos óbvio, pois se uma molécula de uma dada substância for composta de uma série de elementos químicos, em sua divisão iremos separá-los, mudando as características do todo.
Exemplo: H2O - Molécula da água
ÁTOMO
Partícula que compõe a molécula e este, por sua vez, também é composto de outras partículas que são: elétrons, prótons e nêutrons.
Os prótons e nêutrons constituem o núcleo, tendo os primeiros carga elétrica positiva e os nêutrons não possuindo carga elétrica alguma.
Os elétrons possuem carga elétrica negativa, e giram ao redor do núcleo em órbita concêntricas:
Prof. Francisco Felipe Mauri
Disciplina: Eletrônica Analógica
1 / 13
Com relação aos elétrons vale salientar o seguinte:
- Eles se apresentam em níveis de energia predispostos a partir do núcleo como apresentados abaixo, onde podemos notar a presença de 7 desses níveis na ordem: K, L, M, N, O, P e Q.
- O número máximo de elétrons em cada camada (níveis) são:
Camada
Nº de elétrons
K
L
M
N
O
P
Q
02
08
18
32
32
18
08
A última camada (também denominada de Camada de Valência) apresenta quando completa, um total de 8 elétrons, que recebem a denominação de Elétrons de Valência.
NOTA: Os únicos elementos existentes na natureza que apresentam a última camada completa são os gases nobres.
Quanto às camadas inferiores, uma vez