ANÁLISE DAS 5 FORÇAS DO SETOR DE PCs
Analisando o setor de computadores pessoais, tendo como base as 5 forcas de Porter, cujo modelo sustenta que o potencial de lucro de um setor é em grande parte determinado pela intensidade da rivalidade competitiva no setor, que é explicada pela ameaça de novos concorrentes, pelo poder de barganha dos clientes, poder de barganha dos fornecedores, a ameaça de bens ou serviços substitutos e a rivalidade entre os concorrentes atuais.
Atualmente, as principais empresas de fabricação de computadores pessoais consistem de HP , Dell, Apple , Acer e Lenovo. Seu mercado é altamente concentrado, com cinco maiores empresas controlando cerca de 70% do mercado mundial de computadores . A concorrência no setor de PC é extremamente intensa e significativa e a concorrência preço está desempenhando um papel importante no desempenho da indústria . Os avanços em tecnologias e inovações estão tornando acirrada a concorrência do setor.
O mercado de PCs inclui consumidores, empresas, agências governamentais e escolas dentre outros. Assim, os usuários de PC possuem perfis diversos e utilizam suas máquinas por razões diferentes. O PC é usado para gestão de empresas , bem como para jogar e ouvir música ou assistir filmes.
O estágio do ciclo de vida da indústria PC pode ser descrito como madura e as empresas estão tentando diversificar o portfólio.
Análise das 5 Forças de Porter para o mercado de PCs:
• Ameaças de entrada de novos concorrentes:
- Barreiras à entrada devido às economias de escala, que resultam em menores custos unitários, difíceis de igualar e às necessidades de capital;
- Mercado dominado por marcas de grande renome, o que torna difícil o acesso a empresas desconhecidas;
- Grande domínio dos canais de distribuição pelas empresas instaladas que condiciona o acesso ao mercado por novas empresas.
• Ameaça de produtos substitutos:
- Alta possibilidade de aparecimento de produtos substitutos