Diodo
Introdução
Com o objetivo facilitar o nivelamento e o entendimento de alguns pontos e fenômenos que serão citados, serão apresentados inicialmente, algumas características e parâmetros elétricos.
Introdução
•Tensão alternada ou tensão ca: esta tensão alterna entre ciclos positivos e negativos. Nesta forma de onda, os elétrons se movimentam em um sentido no ciclo positivo e no sentido oposto no ciclo negativo. A energia disponibilizada pela concessionária (Cemig) é desta natureza;
•Tensão contínua ou tensão cc: esta tensão não apresenta alternância de sinal, ou seja, os elétrons sempre se movimentam no mesmo sentido. A maioria dos circuitos eletrônicos funcionam com esta forma de onda.
•A importância da retificação de onda:Como a maioria dos eletro-eletrônicos trabalha com tensão cc e como a tensão de linha (fornecida pelas concessionárias) é alternada, é necessário fazer a retificação desta forma de onda, convertendo a tensão ca da rede em tensão cc. Os circuitos com diodo são amplamente usados nesta função de retificação.
Tensão alternada (ca) v Tensão contínua (cc) v t
t
Estrutura Atômica
O átomo é a estrutura básica da matéria. É formado por um núcleo, onde estão os prótons que tem cargas positivas que é rodeado por elétrons, que tem cargas negativas, e percorrem órbitas definidas. O núcleo atrai os elétrons. Os elétrons cairiam dentro do núcleo se não existisse a força centrífuga de seu movimento. Quando um elétron descreve uma órbita estável, ele tem exatamente a velocidade certa para que a força centrífuga equilibre a atração nuclear.
O átomo é uma estrutura neutra, tendo o mesmo número de prótons e elétrons. Devido a alteração em sua carga elétrica, o átomo pode se transformar em:
•
Cátion (íon positivo), quando perde elétron;
•
Ânion (íon negativo), quando ganha elétron.
Obs.:
•
O átomo e os íons são presos as estruturas da matéria a não se movimentam; •
Os prótons (que tem carga positiva) estão presos ao núcleo e não se movimentam. A