resíduos sólidos
PEDAGOGIA
quinto SEMESTRE
NOTURNO
SIMONE DE OLIVEIRA ERNESTO SILVA
RESÍDUOS SÓLIDOS (LIXO)
Guarulhos
2014
SIMONE DE OLIVEIRA ERNESTO SILVA
RESÍDUOS SÓLIDOS (LIXO)
Trabalho de Simone de Oliveira Ernesto Silva apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Ambiental: Ensino de Natureza e Sociedade; Ensino da matemática na Educação Infantil; Ensino de Arte e Música; Seminário V e Estágio Curricular Obrigatório: Gestão.
Orientador: Prof.ª Andréia Zompero; Helenara R. Sampaio; Laura Cava; Raquel Franco.
Guarulhos
2014
INTRODUÇÃO
Realizar projetos no ambiente escolar é dar a chance dos alunos construírem os seus conhecimentos e aprenderem de forma lúdica e significativa. No caso de projetos de reciclagem, é necessário que, cada vez mais, as iniciativas sejam tomadas de modo a maximizar as ideias específicas de cada comunidade e minimizar os problemas encontrados.
O tratamento do lixo é um assunto sério que precisa envolver, além da escola e de projetos, as autoridades locais e a comunidade em geral. Sem o esforço conjunto, as ideias não ganham força e não se desenvolvem. As crianças, desde muito pequenas, precisam encontrar em ambientes escolares práticas eficazes para solucionar os problemas ambientais. Medidas simples podem ser adotadas, pois as crianças pequenas miram-se nos exemplos dos adultos para tomar suas próprias atitudes.
O homem é consciente da importância da reciclagem de materiais em defesa do meio ambiente do planeta terra. A reciclagem deveria estar em todos os lares, empresas e fabricas.
JUSTIFICATIVA O projeto de reciclagem do lixo surgiu da necessidade