Resíduos sólidos
Universidade Norte do Paraná
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
Devido ao grande volume de lixo produzido pela população em quantidades cada vez maiores, a destinação final adequada de RSU, atualmente, é considerada como um dos principais problemas de qualidade ambiental das áreas urbanas no Brasil. Os impactos causados ao meio ambiente afetam diretamente a qualidade de vida do homem e do meio ambiente comprometendo a capacidade de renovação dos recursos naturais. Este trabalho aborda os principais problemas causados pela disposição inadequada dos resíduos sólidos urbanos e a dificuldade de se recuperar as áreas degradadas.
DESENVOLVIMENTO
A revolução industrial, o crescimento econômico e o desenvolvimento tecnológico, ativaram o consumismo desenfreado da população mundial; isso associado ao crescimento populacional mudou o cenário mundial em relação à produção de lixo. Cerca de 76% desses resíduos são lançados no meio ambiente, a céu aberto, nos chamados lixões; A disposição desordenada desse “lixo urbano”, denominado de Resíduos Sólidos Urbanos, tem provocado vários efeitos colaterais que desencadeiam problemas de ordem econômica, social e ambiental, destacando-se os problemas de saúde publica e a degradação ambiental.
Na saúde publica, a disposição desses resíduos pode transmitir varias doenças como o tétano, leptospirose, transmitida pela urina dos ratos que são atraídos pela disposição de lixo a céu aberto; Pode ainda permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças como a dengue e a leishmaniose. Além disso, quando os lixões estão localizados próximos a aeroportos, podem atrair pássaros diversos, principalmente urubus, capazes de provocar acidentes aéreos.