RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: uma fotografia do comprometimento da equipe de enfermagem
RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE: uma fotografia do comprometimento da equipe de enfermagem
Resumo
Resumo:
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Rio Grande do Sul, realizou uma pesquisa diante aos profissionais de enfermagem, abordando uma análise sobre ao descarte de resíduos sólidos dos serviços de saúde (RSSS). Assim separando-os em quatro categorias de classificação dos profissionais de enfermagem. Com o aumento de lixo gerado pela população, os resíduos sólidos que não são tratados de uma maneira correta e são despejados em locais inapropriados trás muitos prejuízos para o meio ambiente, afetando assim a todos.
Com a RSSS ou RSS, estes lixos hospitalares podem ser encaminhados de um modo ao qual não prejudique a ninguém, sendo assim descartados de uma forma correta. Pesquisas apontam que muitos profissionais da saúde não sabem o que são resíduos sólidos de saúde ou não sabem a importância que tem o descarte adequado para eles. A importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde é o benefício que trás para os procedimentos realizados adequadamente com lixos hospitalares, sem prejuízos ao meio ambiente e ao próprio homem.
Para a segregação dos materiais hospitalares, possuem recipientes revestidos internamente com sacos coloridos facilitando a visualização e separação dos resíduos. O saco preto é destinado ao lixo comum, o saco verde ao lixo reciclável e o saco branco ao lixo contaminado. Também, contém recipientes de plásticos rotulados para o descarte de substâncias químicas, pilhas e sobras de medicamentos. Os materiais perfurocortantes são depositados em caixas rígidas próprias, chamadas de Descartex. São caixas de papelão rígidas identificadas com o símbolo de substâncias infectantes.
A RSSS se preocupa em informar aos futuros profissionais de saúde sobre a importância da abordagem dos resíduos dos Serviços de Saúde conscientizando nas graduações das áreas