logistica
O GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE E O CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
Waste management of health and knowledge of professional acting in an intensive care unit
SANTOS, Adriana Raquel1; BORGES, Jorgeanne A. Cerri Borges1; ALMEIDA, Kely Cristina2.
1Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira.
2Enfermeira especialista em nefrologia, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira, Mestranda em ciências ambientais e saúde.
RESUMO: O presente estudo trata-se de uma análise quantitativa feita a partir de entrevistas realizadas com profissionais da aréa da saúde da atividade administrativa, de limpeza e de assistencia a saúde dos pacientes de uma unidade de terapia intensiva – UTI em hospital privado de Goiânia. Este trabalho propôs um modelo de avaliação do conhecimento e atitudes dos profissionais quanto as etapas do Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde – PGRSS, com o uso de indicadores de desempenho. Para isso, foi elaborado um roteiro de entrevista, preparado com 17 variáveis de observação e aplicado a 30 profissionais. A análise dos depoimentos foi categorizada através da análise de conteúdo, tendo sido identificadas quatro categorias: Perfil do entrevistado; Conhecimento sobre Plano de Gerenciamento de Resíduos – PGRSS; Equipamentos de Proteção Individual – EPI utilizados; Importancia do tratamento e da coleta seletiva fora do ambiente hospital. Os resultados mostram a importância de tratar com maior seriedade a questão apresentada, reforçando a necessidade do acesso às orientações adequadas.
Palavra-chave: coleta seletiva; equipamento de proteção individual - EPI; gerenciamento de resíduos; profissionais da área da saúde; resíduos de serviços de saúde.
ABSTRACT: