dissecar anato
1.1 Cachorro
Anatomia é o ramo da ciência que trata da forma e estrutura dos organismos. Etimologicamente, Anatomia significa cortar separando ou dissociando as partes do corpo. A disposição das partes e a quantidade apresentam disparidades de animal para animal. Então, a anatomia é única de cada espécie, podendo apresentar algumas variações anatômicas (diferenças morfológicas externa ou internas que não geram prejuízos ao indivíduo).
O cão (Canis lupus familiaris) [Filo: Chordata ; Classe: Mammalia ; Ordem: Carnívora ; Família: Canidae] é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal doméstico. Teorias postulam que surgiu da domesticação do lobo cinzento asiático pelos povos daquele continente há cerca de 100.000 anos [tal teoria é baseada na semelhança de 99,6% do DNA entre estes animais, durante o processo evolutivo surgiu-se assim uma subespécie do lobo (Canis lupus)]. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães pelas suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos. O resultado foi uma grande variedade (mais de 400 raças) canina, que atualmente são classificadas em diferentes grupos ou categorias. (ARAÚJO et al., 2009).
A reprodução do cão é rápida, o tempo de gestação é de 2 meses, o período de amamentação dura cerca de 6 semanas, aos 5 meses apresenta dentição definitiva (42 dentes) e a maturidade sexual se torna completa até 1 ano de idade. As fêmeas apresentam períodos férteis de 6 em 6 meses. Os cães apresentam um desenvolvimento rápido, e o tempo de vida destes em condições saudáveis é cerca de 16 anos.
O cão, por ser naturalmente um predador, possui sentidos apurados para a captura de presas e para proteção da matilha. Apesar da domesticação e do cruzamento seletivo, o que tornaram o cão menos dependente de seus sentidos, estes ainda são considerados habilidades sensoriais incríveis. O olfato, principal sentido canino, advém das ramificações dos