Resíduos da construção civil
RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Data: 21/03/2012
A construção civil é uma das principais atividades para o desenvolvimento econômico de uma nação, e no Brasil se encontra em plena ascensão, e gera importantes impactos ambientais, tanto pela utilização dos recursos naturais quanto pela modificação da paisagem e pela geração dos grandes volumes de resíduos.
A maioria dos municípios brasileiros não está adequada para gerenciar os RCC, assim, o enorme volume dos RCC e a falta de estrutura dos municípios para destinarem corretamente esses resíduos, são as principais causas da geração de impactos, pois na falta de locais adequados para a deposição desses resíduos, geradores e coletores acabam por fazer a deposição em terrenos baldios, margens de corpos d’água e outros locais de fácil acesso.
Entre os principais impactos gerados estão o bloqueio parcial ou total do trânsito de veículos e pedestres, poluição de corpos d’água, contaminação dos solos, poluição visual, obstrução do sistema de drenagem urbana, que potencializa a ocorrência de enchentes; proliferação de vetores causadores de doenças como a dengue, a atração de outros tipos de resíduos, entre outros impactos.
A reciclagem de RCC é praticada há séculos, onde as bases de edificações demolidas serviam de base para a construção de novas edificações. Nas cidades européias, no período posterior à Segunda Guerra Mundial, o uso de reciclados de RCC ocorreu de forma considerável, visto que a necessidade por materiais de construção era maior que os estoques existentes, e esse processo foi estendido a países com deficiência na oferta de materiais granulares.
Na Europa, Estados Unidos e Japão, a reciclagem de RCC já se consolidou e possui normas e políticas específicas para esses tipos de resíduos. No Brasil é uma atividade recente e já chama a atenção dos gestores urbanos pela possibilidade de solução para a destinação desses resíduos e pela possibilidade de