Resíduos da Construção Civil - Gesso
Gesso: INTRODUÇÃO
Pólo do Araripe
Gestão Ambiental do Gesso na Obra
Uso do Gesso
Coleta
Armazenagem
Transporte
Destinação
Reciclagem do Gesso
Impacto ambientais
Legislação
Conclusões
Normas Técnicas
Introdução
Pólo de Araripe
O gesso é amplamente utilizado na construção civil. O seu uso mais comum está relacionado ao revestimento de tetos e paredes; confecção de componentes pré-moldados como forros e divisórias; e como elemento decorativo, devido as suas propriedades de lisura, endurecimento rápido e relativa leveza.
A matéria-prima é o minério de gipsita, cujas maiores jazidas estão localizadas no pólo gesseiro de Araripe, no sertão de Pernambuco. O pólo é responsável por 95% da produção nacional. Todo o processo produtivo da região foi acompanhado de perto pela estudiosa da Unicamp, atualmente professora da Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), situada próxima à região.
Ela explica que o segmento gesseiro nacional encontra-se em expansão. A taxa de crescimento anual é da ordem de 8%, com expectativa de crescimento ainda maior, segundo dados do Sindicato da Indústria do Gesso de Pernambuco. O incremento se deve, conforme a engenheira, principalmente, à disseminação de sistemas construtivos alternativos, ao baixo custo do gesso e ao alto teor de pureza das jazidas de gipsita nacional.
“A extração da gipsita representa 1,9 milhão de toneladas por ano no Brasil. O pólo gesseiro do Araripe é responsável pela maior parte desta produção, tendo como principais consumidores os Estados da região Sudeste. O pólo é constituído por 37 minas de exploração, cerca de 100 calcinadoras e, aproximadamente, 300 pequenas unidades produtoras de componentes, a maioria com processos artesanais”, detalha Sayonara Pinheiro. O volume de resíduos gerado por essas unidades produtoras,representa, de acordo ela, massa significativa para proporcionar