Cabeamento estruturado
BLINDAGEM
Blindagem e Aterramento
CABEAMENTO ESTRUTURADO
Trabalho de Conclusão de Etapa, para aprovação na disciplina de Cabeamento Estruturadas; da Universidade do Curso Tecnologia em Redes de Computadores.
Orientado pelo professor:
Resumo
Trabalho para aperfeiçoamento do conteúdo apresentado na disciplina Cabeamento estruturado, este trabalho fala a respeito das varias formas de aterramento, mostrando seus pontos positivos e normas para melhor desempenho de uma rede ou estrutura elétrica. A norma EIA/TIA 607 define um padrão para o projeto e instalação de sistemas de aterramento dentro e entre edifícios, estipulando como regra básica a necessidade de se ter um único potencial de terra para todos os aterramentos existentes, isto é, termos os diversos aterramentos existentes nos edifícios interligados para evitar diferenças de potencial entre eles.
Sumário
1 ATERRAMENTO & BLINDAGEM (SHIELD).
Para entender aterramento lembraremos alguns conceitos envolvidos em aterramento e blindagem.
Lembrar que o terra(ground) é um caminho condutor para a corrente entre um circuito elétrico e a Terra. O terra é feito de material com baixa resistência e é quem vai dar uma referência estável às medições de tensão. O aterramento também garante a proteção aos sinais de modo-comum e também proteção em relação a tensões perigosas. Um loop de terra é potencialmente perigoso quando se tem dois ou mais pontos em um sistema elétrico que é aterrado em diferentes pontos. 2 TÉCNICAS DE ATERRAMENTO.
Existem duas Técnicas de aterramento.
2.1 O PRIMEIRO PROCEDIMENTO
No primeiro, todos os equipamentos de medição e do sistema devem ser aterrados com isto tem-se uma referência de tensão. Isto garantirá também que as carcaças,