Cabeamento estruturado
CAMPUS UNIVERSITÁRIO VALE DO TELES PIRES
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
CABEAMENTO ESTRUTURADO
COLIDER/OUTUBRO DE 2011
ADRIANA MARIA RIBEIRO DA SILVA
DEVAIR APARECIDO BRAGHIN
JOSE DE ASCIS DA SILVA
JOZIAS LIMAS SANTOS
CABEAMENTO ESTRUTURADO
Trabalho apresentado à disciplina de Redes de Computadores em cumprimento às exigências parciais de avaliação, do Curso de Licenciatura em Computação, da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Universitário do Vale do Teles Pires, ministrada pela professora Elaine Alves Rocha.
COLIDER/OUTUBRO DE 2011
Introdução
Na década de 80, os mainframes dominavam os ambientes computacionais. Não existiam normas, as empresas disponibilizavam sistemas padronizados de comunicação para uma demanda crescente de processamento computacional.
Com a evolução e popularização dos microcomputadores pessoais, fabricantes e órgão internacionais desenvolveram normas e padrões para o setor.
Neste período surgiu o conceito de “NETWORKING”, referindo-se ao processo de implantação de redes de microcomputadores, e “DOWNSIZING” que é a migração dos sistemas de grande porte de processamento centralizado para processamento distribuído. [JOSÉ MAURÍCIO S. PINHEIRO]
O primeiro sistema de cabeamento integrando voz, vídeo e dados foram comercializados a partir de 1988.
Com a padronização internacional, os cabeamentos começaram a ser produzidos com normas internacionais tornando os sistemas de cabeamentos baratos dando liberdade de escolha para as empresas que dependem desse cabeamento.
• O que é e como surgiu um Sistema de Cabeamento Estruturado
Um Sistema de Cabeamento Estruturado consiste em um conjunto de cabos e produtos de conectividade que agrega serviços como voz, dados e vídeos e/ ou para a segurança de um determinado edifício como sistema de alarme e monitoramento.