Cabeamento Estruturado
Turma: Redes 2014-A
Cabeamento Estruturado
Conceito:
Dá-se o nome de cabeamento estruturado ao sistema de cabos, conectores, condutas e dispositivos que permitem estabelecer uma infra-estrutura de telecomunicações num edifício. A instalação e as características do sistema devem cumprir com certos padrões (normas) para fazer parte da condição de cabeamento estruturado.
Deste modo, o apego do cabeamento estruturado a um padrão permite que este tipo de sistemas ofereça flexibilidade de instalação e independência de fornecedores e protocolos para além de oferecer uma ampla capacidade de crescimento e de ser fácil de gerir.
Aplicação:
O cabeamento estruturado permite transportar, dentro de um edifício ou de um recinto, os sinais emitidos por um emissor até ao respectivo receptor. Trata-se, portanto, de uma rede física que pode combinar cabos UTP, blocos de conexão e adaptadores, entre outros elementos.
Ao suportar diversos dispositivos de telecomunicações, o cabeamento estruturado permite ser instalado ou modificado sem necessidade de ter conhecimentos prévios sobre os produtos que se utilizarão sobre ele.
Na hora da colocação, deve-se ter em conta a extensão do cabeamento, a segmentação do tráfico, a possível aparição de interferências eletromagnéticas e a eventual necessidade de instalar redes locais virtuais.
Entre os elementos principais do sistema de cabeamento estrutural, destacam-se o cabo horizontal (que corre horizontalmente entre o chão e o teto), o cabo vertical, troncal ou backbone (que interliga diversas divisões) e a sala de telecomunicações (com os equipamentos de telecomunicações).
Histórico:
Com a falta de normas para o mercado de redes locais, os fabricantes criaram sistemas proprietários para atender a demanda. A rápida evolução e popularização dos PC’s levaram fabricantes e organismos internacionais a desenvolver normas e padrões para o setor. A partir de 1988, os primeiros sistemas de cabeamento integrando voz,