Gesso
Resumo: Este trabalho apresenta a pesquisa realizada para elaboração do TCC de alunos do CST em
Construção de Edifício e trata da verificação do tratamento dado aos resíduos do gesso na construção civil. A pesquisa foi realizada através de dados bibliográficos e de levantamento de campo, e teve o questionário como instrumentos de coleta de dados que foi aplicado nas construtoras da cidade de
Maceió. Os principais resultados apresentam que as construtoras tem a preocupação com os danos causados ao meio ambiente pelos resíduos de gesso, trabalham a conscientização de seus funcionários com aplicação de treinamentos e palestras. As construtoras afirmaram que utiliza o gerenciamento dos resíduos de gesso como estratégia de conquistar mais clientes. Dessa forma, verificou-se que as construtoras se preocupam com o desenvolvimento sustentável de suas obras e com as consequências de suas ações quanto ao gerenciamento dos resíduos de gesso.
Palavras-chave: Gestão de resíduos de gesso. Desenvolvimento sustentável.
1. INTRODUÇÃO
Este estudo objetiva verificar o interesse das construtoras em acompanhar o ciclo do gesso desde a aquisição até o destino final de seus resíduos, como também quais as soluções encontradas pelas construtoras para minimizar os impactos causados ao meio ambiente e às gerações futuras.
Segundo a ABNT (1994, p.01), Gesso para construção é o “Material moído em forma de pó, obtido da calcinação da gipsita, constituído predominantemente de sulfato de cálcio, podendo conter aditivos controladores do tempo de pega”.
A resolução CONAMA nº307 de julho de 2002 estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil no Brasil.
De acordo com a Resolução nº 307 do CONAMA, de julho de 2002, os resíduos podem ser divididos em quatro classes: Classe A são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como