Resíduo Eletrônico
Objetivo Geral
Analisar o atual sistema de gestão e gerenciamento do lixo eletrônico no âmbito do Campus Central da UFRN.
Objetivos Específicos
I) avaliar as condições de acondicionamento do lixo eletrônico gerado no âmbito da UFRN nas unidades amostrais da instituição.
Atualmente inexiste um local reservado para o lixo eletrônico.
II) identificar o processo de recolhimento nas unidades amostrais, a fim de conhecer a forma de recolhimento desse tipo de resíduo.
O processo de recolha das unidades ao
Setor de
Patrimônio fica condicionado a disponibilidade de veículo e espaço no galpão
III) identificar a existência de uma política efetiva de incentivo aos processos de redução, reutilização e reciclagem (3Rs), respeitando a ordem de prioridades preconizada na PNRS.
Redução: desde 2011 a SINFO vem orientando a CPL quanto às exigências técnicas sustentáveis a serem inseridas aos editais de licitação para aquisição de equipamentos eletrônicos [...], e autorizado novas aquisições apenas após justificativa do demandante.
Recuperação/Reciclagem: embora existam ações pontuais visando a recuperação de computadores, alguns equipamentos costumam seguir para recolha alienação (reciclagem) antes de se proceder a sua análise e recuperação, devido a deficiência de ferramentas e de infraestrutura adequada para seu acondicionamento, triagem e restauração; faz-se mister estabelecer uma política efetiva de incentivo as condições de recuperação dos eletrônicos, estendendo-lhes a vida útil e reduzindo o “e-waste”.
IV) examinar o acondicionamento e a disposição do lixo eletrônico a ser alienado – procurou-se observar se o acondicionamento e o espaço para disposição final do lixo eletrônico no setor de patrimônio são adequados, possibilitando que os equipamentos possam ser triados e recuperados para fins de reutilização.
Atualmente as condições de acondicionamento e disposição do
lixo