Resumão sobre Roma
Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da Península Itálica: gregos, etruscos e italiotas. Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade era dividida em Patrícios e Plebeus e o sistema político era a monarquia.
Período Republicano (509 a.C. a 27 a.C)
Senado Romano ganha poder politico. Os senadores, de origem patrícia, cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa. As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules e pelos tributos da plebe.
Império Romano (27 a.C. a 476 d.C)
Inicia-se quando Otaviano é nomeado Imperador sob o título de Augusto. Após dominar toda a península itálica, os romanos partiram para as conquistas de outros territórios em torno de todo o Mar Mediterrâneo.
Alto Império
Período que abrange as 4 primeiras dinastias de Imperadores e inclui as maiores conquistas territoriais de Roma.
Baixo Império
Período que o império começa a decair devido aos seguintes fatores:
As crises políticas, já que não havia um critério definido de sucessão para o trono.
As dificuldades para proteger e manter as inúmeras fronteiras do Império.
Os problemas econômicos: para pagar suas despesas, o governo era obrigado a aumentar os impostos e a emitir dinheiro, gerando inflação e descontentamento.
O colapso do sistema escravista, causado pelo fim das guerras de conquistas.
A difusão do cristianismo, que pregava valores contrários à manutenção do trabalho escravo e à divinização dos imperadores.
Roma no auge
Exuberância e riqueza, mas também sujeira, bagunça, superpopulação. Viver na primeira megalópole do mundo era uma experiência de contrastes
Reinaldo José Lopes | 01/09/2008 00h00
Ruas repletas de pessoas, a maioria suja e malvestida. Casas minúsculas amontoam-se pelas ladeiras. Crianças e mendigos esmolam por toda parte. Muitos pobres dormem ao relento, em frente a comércios, mercados e fontes. Nos