Barroco
De Português
Escola de Educação Básica Emílio Baumgart
Disciplina: Português
Professora: Gisseli Perin Reiter
Aluna: Fernanda Aline Reinard
Série: 1º01
Data: 25/10/2013
Trabalho
Bimestral Sobre o
Barroco
Introdução
Neste trabalho vou falar sobre a literatura, escultura, pintura e arquitetura barroca, também vou falar um pouco da vida e obra de dois grandes autores Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos.
Barroco
O barroco foi um período estilístico e filosófico da historia da sociedade ocidental, ocorrido desde meados do século XVI até ao século XVIII. Foi inspirado no fervor religioso e na passionalidade da Contrarreforma. Didaticamente falando, o Período barroco, vai de 1580 a 1756. O termo “barroco” advém da palavra portuguesa homônima que significa “pérola imperfeita”, ou por extensão joia falsa. A palavra foi rapidamente introduzida nas línguas francesa e italiana.
Literatura Barroca
Iniciou-se em 1580, com a unificação da Península Ibérica. No Brasil o Barroco teve início em 1601, com a publicação do poema épico Prosopopeia, de Bento Teixeira. Suas principais características são o culto exagerado da forma, o que implica no uso das figuras de linguagem (principalmente metáfora, antítese e hipérbole.) e o conflito entre o terreno e o celestial. A literatura Barroca possui como marcos estilístico o Exagero, a Dualidade e a Religiosidade. O Movimento Barroco se deu em meio a diversos acontecimentos históricos importantes tais como: a “descoberta” das terras americanas, mudança do comércio mundial, solidificação da Inquisição e do poder do Clero e o Absolutismo Político. Seus principais autores são Padre Antônio Vieira e Gregório de Matos. No estilo encontramos o pessimismo, exagero emocional, as contradições imperam (uso de antíteses, paradoxos e oximoros). Já o dualismo estilístico é caracterizado pelos estilos cultista e conceptistas.
Os autores brasileiros mais importantes do período foram