Resumão Fundamentos da Administração
O QUE É ADMINISTRAÇÃO?
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO
Todas as instituições que compõem a sociedade moderna não vivem ao acaso. Elas precisam ser administradas.
Essas instituições são chamadas organizações. Todas as organizações são constituídas de recursos humanos
(pessoas) e de recursos não-humanos (recursos físicos e materiais, recursos financeiros, recursos tecnológicos, recursos mercadológicos, etc). As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanhos diferentes, de estruturas diferentes, de objetivos diferentes. Não existem duas organizações semelhantes. Existem organizações lucrativas (chamadas empresas) e organizações não-lucrativas (como o exército, a igreja, as entidades filantrópicas, etc.). Para que as organizações possam ser administradas, elas precisam ser estudadas, analisadas e conhecidas. Daí, o fato de que a Teoria das Organizações sempre caminhou à frente da Teoria da Administração
(TA) dando-lhe as bases teóricas do suporte. A Teoria das Organizações (TO) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral. A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas, ou se nas organizações não-lucrativas. A TGA trata do estudo da administração das duas organizações. A TGA proporciona a orientação teórica imprescindível à prática administrativa, ao mesmo tempo em que é também enriquecida com os resultados desta.
A Administração revela-se nos dias de hoje como uma das áreas do conhecimento humano mais impregnadas de complexidade e de desafios. O profissional que utiliza a Administração como meio de vida, pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização: desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização.
Em cada