Resumos
Desenvolvimento: Scrum e XP” e “Design da Experiência para Processos Ágis”.
Luiz P. Frederico, Albervan Ximenes, Yan Gonzaga, Marcelo.
Departamento de Sistemas de Informação – Universidade Federal do Acre(UFAC)
– Rio Branco – AC – Brasil
1. Trabalhos Relacionados
Desde o ano de 2002, ocorre o evento Extreme Programming Brasil, onde professores apresentam suas experiências com os novos métodos na indústria nacional de software, além de maratonas, oficinas e workshops. Em sua primeira etapa, reuniu cerca de 200 pessoas, em 2010 conseguiu o número de 800 participantes.
Foram observados históricos que o XP oferece, e dentro disso foi identificada uma funcionalidade para cada valor agregado, e sua visão para estimativa do tempo que foi calculada com as experiências de desenvolvimento passado do XP.
Depois disso usando o Scrum, foram definidas as tarefas para cada Sprint, para isso foram colocados os dados do projeto e a data de início do sistema. Isso foi criado para ficar tudo organizado pelo administrador do Plano, que indica quem criou o projeto e as descrições do projeto com as definição das histórias passadas que foram utilizadas para serem incluídas e envolvidos no projeto e seus papéis como o contato do usuário.
2. Conclusão
Vimos que é uma boa ideia utilizar dois métodos ágeis para desenvolvimento de projetos com processos XP e Scrum, uma integração dos dois escolhendo o que cada um tem de melhor utilizando nos trabalhos ferramentas para o desenvolvimento do projeto.
As metodologias XP e Scrum oferecem um grande suporte positivo para começar o projeto, aplicando o XP para coleta de requisitos e com isso elaborar as historias dos usuários e identificar os pequenos detalhes e buscando o que realmente o que o cliente quer de uma forma bem simples o que realmente necessita a funcionalidade que o cliente pediu.
Porém, foco na documentação ainda é muito forte nas