resumos
O Texto estrutura-se de acordo com algumas regras, fatores e características. O intertexto é informação externa para um melhor entendimento do texto. Contexto estabelece o lugar que acorre a interação e quais finalidades.
Sobre o Texto
Texto é um conjunto de palavras transmitindo uma mensagem, é um conjunto lógico de ideias, é também, uma manifestação linguística produzida por alguém, em alguma situação concreta (contexto), com determinada intenção. Todas as partes de um texto devem estar interligadas e manifestar um direcionamento único. A coerência é fator importante para a estruturação do texto, assim como a coesão é a conexão interna entre as várias partes de um texto, estas, são essenciais para a produção em todos os gêneros de textos. Um texto é mais ou menos eficaz dependendo da capacidade de quem o produz, ou da interação do emissor-receptor. Há maiores dificuldades no estudo e compreensão dos textos filosóficos ou científicos, porque os estudantes são mais habituados com textos literários, que cuja leitura revela um conjunto de raciocínio e o enredo é apresentado dentro de quadros referenciais fornecidos pela imaginação.
O texto de pesquisa positiva exige um raciocínio mais rigoroso do emissor para que o mesmo apresente dados objetivos sobre os quais o texto está sendo fundado, e do receptor para que o compreenda.
Todos os gêneros de textos têm características e formatos parecidos, dividem-se em: textos científicos, textos de correspondência, textos instrucionais, textos jornalísticos, textos literários, textos literários com o uso de linguagem visual e verbal e textos publicitários. Cada um, inserido em seu próprio contexto, e neles, pode haver intertextos, onde se relacionam com outros textos, trazendo informações externas para um melhor entendimento.
Sobre o Contexto
O contexto é a relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em