resumos sobre leitura e sala de aula
Na atividade de leitura é-se salientada a produção de sentidos e estratégias para compreensão da leitura – que faz-se possível geralmente em sua contribuição de sentido por meio de conhecimentos que temos armazenados em nossa memória, os ditos conhecimentos prévios.
Baseados no que foi dito por Koch somos orientados por saber que o processamento textual é orientado por três grandes sistemas de conhecimento:
Conhecimento linguístico
Abrange conhecimentos gramaticais e lexicais – neste tipo de conhecimento somos atentos ao que há na superfície do textual, como por exemplos, elementos não verbais e o conhecimento de uma língua estrangeira em um anúncio publicitário, ao exemplo do que nos é mostrado no texto.
Conhecimento enciclopédico
Este tipo de conhecimento relaciona-se com o que já foi absorvido de uma maneira geral pelo leitor – como conhecimentos pessoais e eventos pontuais.
Conhecimento interacional
O qual engloba os conhecimentos:
Ilocucional: aqui parte-se dos objetivos ao qual o produtor do texto se refere em uma situação interacional texto-leitor.
Comunicacional: que diz respeito a uma necessidade de repassar uma quantidade de informação necessária para que o leitor “encontre-se” no texto, alcançando o objetivo na construção do texto, bem como adequação linguística à situação interacional e também ao gênero textual.
Metacomunicativo: é o texto que alude ao próprio discurso, por meio de sinais de comunicação, atividades de formulação ou construção textual.
Superestrutural (ou conhecimento sobre gêneros textuais): há a permissão de conhecimentos textuais direcionados ao cotidiano, a exemplificar a diferenciação de um texto astrológico para um conto ou um editorial.
Por fim, o conjunto de conhecimentos constituem o que é chamado de “frame”, “modelo episódico” ou “modelo de situação”, constituídos de contexto, ou seja, todos eles ocupam espaços determinados nas formações discursivas de