Física Nuclear
A Física Nuclear tem como foco principal o estudo dos núcleos atômicos. Explosão de uma bomba nuclear
Os estudos que estão diretamente relacionados à investigação do surgimento do universo, sua evolução, e estrutura são realizados pela Física Nuclear. As questões levantadas desde a Antiguidade, e que ficaram sem uma explicação plausível, fizeram com que os estudos da Física Nuclear abrangessem uma demanda maior de conhecimento que se estende desde as partículas fundamentais até às imensas estruturas que formam o Universo.
A Física Nuclear está centrada em entender de fato as propriedades básicas dos núcleos e também da matéria nuclear, visando fornecer uma teoria completa sobre os núcleos mais complexos.
Basicamente podemos dizer que a física nuclear estuda as propriedades e o comportamento dos núcleos atômicos, além dos mecanismos das reações nucleares. Força Nuclear
Em nossos estudos vimos que o núcleo de um átomo é composto por prótons e nêutrons. Sabemos que os prótons são portadores de cargas elétricas positivas, já os nêutrons não possuem cargas, ou seja, são partículas neutras. Vimos também que partículas de mesma carga elétrica exercem entre si uma força de repulsão, já as cargas de sinais contrários exercem uma força de atração entre si.
De acordo com essa “regrinha”, cargas de mesmo sinal se repelem. Então qual é a força que faz com que os prótons fiquem juntos no interior do núcleo de um átomo? A força nuclear é uma força atrativa que age entre os prótons quando estes estão separados por uma distância igual ou inferior a 10-15m. A força nuclear é muito mais intensa que a foça elétrica.
Como no núcleo do átomo os prótons estão separados por uma distância inferior a 10-15m, eles são fortemente atraídos uns pelos outros pela força nuclear que faz com que eles fiquem unidos no núcleo. Além de agir entre prótons, essa força age entre os nêutrons e entre nêutrons e prótons, garantindo assim a estabilidade nuclear.