Resumos Fqa 10
1.1. Balanço energético da Terra
A temperatura média ao nível da superfície terrestre é de 15 ºC (cerca de 288 K) devido à radiação que a Terra recebe do Sol. No entanto a Terra não absorve toda a energia solar que nela incide e a Terra também reemite energia para o Espaço.
A quantidade de energia solar recebida pela Terra é aproximadamente igual à da energia reenviada para o Espaço.
O que acontece à radiação que vem do Sol para a Terra?
Para responder à questão, é importante destacar o papel da atmosfera no balanço energético da Terra. A atmosfera da Terra consegue controlar:
A quantidade de radiação solar que atinge a superfície do nosso planeta.
A quantidade de radiação reenviada da Terra para o Espaço.
No topo da atmosfera há uma quantidade de radiação solar que é reflectida para o Espaço. Não chega a penetrar na atmosfera porque muda, imediatamente, de direcção e sentido.
A quantidade de radiação reflectida depende da atmosfera que rodeia a Terra. Quando a radiação solar atravessa a atmosfera, os constituintes atmosféricos actuam. Há radiação que:
Se reflecte nas nuvens (atmosfera com nuvens)
É absorvida pelo ozono, pelo oxigénio, dióxido de carbono, …
É difundida por moléculas e aerossóis (atmosfera sem nuvens)
A radiação solar que consegue atingir a superfície terrestre decompõe-se em:
Radiação absorvida pelo solo
Radiação reflectida pelo solo (por exemplo, na água ou na neve)
Designa-se por albedo a razão entre a quantidade de radiação que se reflecte, quer na atmosfera quer no solo, e a quantidade de radiação incidente. O albedo mede a reflectidade de uma superfície.
A Lua como não tem atmosfera reflecte apenas 7% da radiação incidente (albedo = 7%), apresentando-se escura, não sendo visível no espaço. O albedo depende:
O albedo depende:
Tipo de material
Natureza do material
Se um corpo reflectir toda a radiação que nele incide, terá albedo igual a 1 (100%). Já se um corpo absorver toda a radiação que nele incide, o seu