679817

724 palavras 3 páginas
1. TEMA: O ser social se constrói a partir do envolvimento do indivíduo com o ambiente que o cerca. Nesse sentido, é possível pensar a cidadania a partir do conhecimento histórico de uma cidade. Para tanto, é necessário que haja, desde os primeiros anos escolares, projetos que envolvam o estudante com a História da qual ele participa cotidianamente. Propomos, então, que faça parte da formação escolar uma disciplina que conduza o estudante, no discurso e na prática, pelas avenidas e praças nas quais ele se movimenta.

2. TÍTULO PROVISÓRIO: A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA ATRAVÉS DO CONHECIMENTO DA HISTÓRIA DAS CIDADES.

3. APRESENTAÇÃO E JUSTIFICATIVA

A construção da cidadania possui múltiplos caminhos. Embora muitos tenham sido trilhados em busca de uma melhor convivência social, diversos projetos fracassam. Ideias fragmentadas, campanhas obsoletas e contradições entre o que se pretende alcançar na consciência coletiva e a divulgação de práticas nocivas à sociedade sem a devida punição conduzem à perda de valores que consolidam o bem comum.
Conhecer a história da arquitetura e da formação da paisagem, seja ela urbana ou rural, pode conduzir o indivíduo a uma consciência mais clara do espaço em que ele habita, levando-o a respeitar as construções, os espaços públicos e, consequentemente, os demais indivíduos que com ele compartilham o ambiente em que está inserido.
Nesse sentido, intentamos discutir a possibilidade de criação de projetos escolares que transformem o estudante em cidadão pleno de suas responsabilidades e de seus direitos, de tal forma que se torne, ele também, um orientador das gerações futuras.

4. HIPÓTESES

a) A falta de conhecimento do lugar em que se habita leva o indivíduo a desrespeitar os espaços públicos.
b) Conhecer a história das cidades permite ao cidadão envolver-se com o espaço no qual está inserido.
c) Projetos educacionais que apresentem ao estudante a história da cidade em que ele habita podem levar a uma consciência de cidadania

Relacionados