Resumos do Livro - O Cortiço
Jerônimo não estava mais de cama, mas seu comportamento mudou. Tomava todas as manhãs café e parati, receitados pela Ritinha “pra cortar a friagem”. No trabalho não era mais o mesmo: passou de exemplo a mau-exemplo. Abriu mão de todas as tradições portuguesas que lhe davam o ar de saudoso emigrante para absorver os costumes brasileiros, as refeições, as músicas, as danças... Tudo tendo se iniciado com a paixão pela mulher brasileira.
Após algum tempo Jerônimo não dava atenção à sua esposa, não à procurava na cama e até a repelia.
Piedade procurar ajuda: foi até Paula, a Bruxa, tirar sorte nas cartas e buscar receitas para reconquistar seu homem, mas foi tudo em vão. Firmo, o amante de Rita, também percebeu o estranho jeito dela com Jerônimo e parecia que logo uma intriga estaria armada.
À noite Augusta e Alexandre receberam a visita da comadre Léonie, a cocote que cuidava da filha do casal, Juju. Esta visita também interessava a todos na estalagem já que Leónie vivia de forma diferente de todos ali, na cidade, desfrutando de festas e roupas luxuosas. O fato de ter que vender seu corpo para manter este status não gerava discriminação entre os demais, sendo que as mulheres do cortiço até a invejavam, pois não estava presa a nenhum marido e ainda assim tinha boa vida.
Juju também vestia-se de maneira diferenciada, sendo admirada por todos. Pombinha, garota mais educada do lugar, também se interessava por essa vida e era amiga de Léonie, que chamou-lhe, ela e sua mãe, para jantar um dia em sua casa.
Capítulo 10
No outro dia, Marciana foi procurar por João Romão para acertar a promessa de dote que havia feito, já que Domingos havia sumido, mas aquele fez-se desentendido e não garantiu nada à Florinda.
Marciana chegou a sua casa e descontou a desgraça em sua maior mania, a limpeza doméstica. Em meio a esta situação Florinda chorava, irritando ainda mais sua mãe, que tentou bater-lhe novamente. Porém a filha reagiu de forma inesperada e fugiu de