Resumos de Filosofia
Conhecimento vulgar / Conhecimento científico Conhecimento Vulgar
Senso comum. Conjunto de conhecimentos fundados na experiencia quotidiana. Pelas suas características, preocupa-se mais com o reconhecer do que com o conhecer. Características:
- Um saber superficial e espontâneo, pois permite-nos resolver os problemas do nosso quotidiano, é imediato;
- É empírico, concreto e subjetivo, surge da experiência de cada ser humano. Situado num espaço e num tempo concretos;
- É assistemático (não é organizado), acrítico e dogmático, na medida em que não se fundamenta em nenhum estudo prévio mas na acumulação de observações cujos resultados se repetem;
- É expresso numa linguagem vulgar, e não numa linguagem técnica e especializada, a ambiguidade é muitas vezes possível.
Conhecimento científico
O conhecimento científico, ao contrário do senso comum, pode ser caracterizado: - Sistemático e metódico (organizado e respeita determinados métodos/ regras); - É portador de uma linguagem própria, técnica e exata, que evita ambiguidades; - É um conhecimento experimental, crítico e revisível, pois nada é assumido como absoluto ou definitivamente fechado, por mais seguro que possa parecer; - É objetivo, trata apenas da questão em si, sem misturar ideias ou sentimentos pessoais; - O conhecimento científico é revisível, fruto da sua natureza crítica e antidogmática.
Que relação existe entre conhecimento vulgar e conhecimento científico? Uma relação de oposição e rutura.
Ciência em construção- validade e verificabilidade das hipóteses
Não há apenas um método científico, mas vários. Método científico refere-se ao caminho que o cientista percorre para descobrir, investigar, justificar e alcançar os seus objetivos: leis e teorias científicas.
Método Experimental (ou método cientifico simples)
O método experimental começa pelas observações: o cientista começa por observar os factos (não é imparcial), a