Resumos De Analitica
Identificação de Ácido Salicílico em Produtos Dermatológicos Utilizando-se Materiais Convencionais Na química Analítica estudamos os meios para definir a composição de uma amostra, seja ela natural ou artificial. Para tal, é necessária uma técnica ou um conjunto de manipulações e preceitos, o que caracteriza a análise química.
A Química Analítica contribui muito para os campos da Ciência e da tecnologia como, por exemplo, quando ocorre o controle de processos e produtos realizados e confeccionados pelas indústrias ou mesmo exames laboratoriais realizados para diagnósticos médicos.
Este projeto teve o objetivo de avaliar os metodos para identificação de ácido salicílico em produtos dermatológicos, utilizando-se materiais convencionais e que tivessem uma rota analítica simples para ser colocada em prática.
O ácido salicílico é um beta-hidroxiácido que, em contato com a região cutânea, ocasiona a descamação da região da pele onde há hiperceratose, ou seja acumulo de queratina. Ele é um pó cristalino branco, solúvel em solventes apolares e inodoro.
Devido sua vasta aplicação, há uma gama de medicamentos (tratamento de verrugas, acne etc.) e cosméticos (adstringentes, clareadores, peelings etc.), encontrados facilmente que contém esse ácido em suas composições.
Para determinação desse ácido, pode-se utilizar a cromatografia líquida, porém, na maioria dos laboratórios, é realizado um teste de identificação com o cloreto férrico, FeCl3. O ânion salicilato, em contato com os cátions Fe+3, forma complexos triquelatos de coloração vermelha a púrpura.
O método de identificação de ácido salicílico proposto pode ser facilmente aplicado em sala de aula, funcionando como um instrumento motivador para jovens alunos.
Resenha 2
Caracterização de cálculos renais por análise térmica
Os cálculos renais atingem cerca de 3 a 5% da população, ocorrendo principalmente em adultos com idade entre 30 e 50 anos de vida e com incidência maior no sexo