Resumo Analitica
Eveline Gonçalves da Silva – 114116519
Engenharia Química - Manhã
DAD 2 – Química Analítica
Capítulo 4 - Tomada de decisões baseada em dados
4.1. Introdução
A análise química é usada rotineiramente para se tomar decisões com base nos resultados obtidos, por exemplo, detecção de substâncias proibidas em eventos esportivos, determinação da qualidade de alimentos e interpretação de ensaios clínicos. É importante reconhecer os erros que podem ocorrer em um ensaio e a reprodutibilidade do ensaio.
Ao conduzir uma experiência, deve-se considerar que todas as medições físicas e químicas têm certo grau de incorreção. Existem dois tipos de erros que podem ocorrer em uma medição: erro sistemático, representado por um viés constante entre os resultados encontrados e a verdadeira resposta; erro aleatório, esses erros são decorrentes de fatores como variações na leitura de instrumentos e condições experimentais que fogem ao controle. O efeito do erro sistemático poderá ser eliminado se tomarmos cuidado com a forma como conduzimos nossa análise, mas os erros aleatórios nunca poderão ser totalmente eliminados.
Para descrever a confiabilidade dos resultados são utilizados dois termos: exatidão e precisão. A exatidão é usada para mostrar a diferença entre um resultado experimental e seu valor verdadeiro, já a precisão se refere a variação nos resultados obtidos em condições semelhantes.
Para descrever a exatidão são utilizados o erro absoluto e o erro relativo. O erro absoluto (e) é encontrado pela diferença entre o resultado experimental (x) e seu valor real (µ): e = x - µ. O erro relativo (er) é encontrado pela diferença entre os valore medidos e reais divididos pela resposta verdadeira: .
4.2. Descrição de resultados experimentais
A melhor forma de representar a resposta final, geralmente, é dada por meio da média aritmética, que é calculado conforme demonstrada a seguir: Para descrever a variação dos resultados dentro de um conjunto