Relato Rio Filme
Introdução à Sociologia – Turma A
Aluno: Bhernardo Jardini Alves Correa Matrícula: 14/0036172
Relatório – “Nós que aqui estamos, por vós esperamos”
Os acontecimentos retratados no documentário não tem uma ordem cronológica propriamente dita, não atores nem narrador. O diretor fez um roteiro que segue a trajetória de grupos de importância no Século XX. Em um momento, é traçada a história de homens comuns, e através disso o diretor consegue demonstrar a maneira como funcionava a administração clássica de produção e a mecanização do trabalhador.
Uma outra parte importante do documentário é dedicada às mulheres, seus feitos e suas respectivas autoras. É também retratado o surgimento dos bens de consumo em massa, assim como a forma com que cada país exerce sua crença e seu apego com Deus.
O filme resgata, além de sonhos humanos, a vaidade das pessoas e a consequente busca por poder. Outro traço marcante é o vazio do homem moderno, que possui bem estar e prazer, porém é infeliz, descontente e frágil. O filme deixa claro que o Século XX trouxe muitos aspectos positivos, mas por outro lado, houve a proliferação do consumismo e da permissividade.
O titulo do filme é uma referência a um letreiro de um cemitério brasileiro, indo de encontro com a mensagem do documentário, de que a morte é inevitável, mas os atos feitos em vida é que valem. Isso foi retratado pelo diretos em quase uma hora de retratos, cenas e imagens, envolvendo pessoas comuns, mas também personalidades ilustres do século XX.