educação especial no brasil
O filme narradores de javé começa mostrando que muitas vezes o desenvolvimento social e o progresso urbano acabam sempre sobre caindo na parte mais fraca que são os pobres que tem pouca informação e desconhecimento de leis que possam ser usadas ao seu favor como filme narradores de javé mostra a falta de informação do povoado sobre conhecimento cientifico , tombamento , e patrimônio cultural. Esse desenvolvimento desumano não percebe e não quer enxergar o que é importante para as pessoas não são bens materiais mais sim a memória e o carinho pelos antes queridos referidos pela senhora no filme narradores de Javé que diz que seus parentes estão sepultados naquele povoado, outra cena que retrata isso é o rapaz que diz que vai defender a sua casa com a sua própria vida porque a sua casa lhe trás as memorias de seu pai.
Então quem está sobre o domínio deste desenvolvimento de progresso não se importa com essas pessoas que vão perder suas casas não sabendo para onde irão, não oferecem também acompanhamento psicológico. Quando essas empresas que representam o progresso se importam em fazer alguma coisa por essas pessoas oferecendo-lhes dinheiro muitas vezes estes valores são inferiores ao que valia as suas casas resultando ter que comprar casas nas periferias de outros lugares assim explicando o êxodo rural que acontece por todo o Brasil.
O filme narradores de Javé relata também em cenas o choque cultural com o progresso como as tecnologias usadas e falta de descrença pelos representantes desse progresso que falam que rezar é para povo perdedor. Podemos perceber no filme através de um dos relatos a visão de medidas que antigamente se usava para medir suas terras que funciona da simples maneira de um montanha até um rio não percebendo que o rio muda de percurso assim você pode ganhar ou perder terras da sua propriedade. Umas das questões mais abordadas nos relatos era as questões religiosas como exemplo: a visão africanista como o Brasil é