Resumos - animação, memória de vídeo e visualização
A animação não é somente uma idéia de movimento, também pode ser uma mudança de cor ou forma. Obtemos uma animação quando temos uma sequência de frames (ou quadros) exibidas em uma certa velocidade (taxa de exibição ou frame rate).
Temos duas formas de animação computadorizada: * Animação assistida pelo computador: O computador é usado como uma ferramenta de desenho, pintura ou comanda uma câmera de filmagem. * Animação modelada pelo computador: O computador é usado durante todo o processo da animação. Temos como exemplo disso os filmes animados.
A animação paramétrica é o método de animação mais comum e mais utilizado. Com ele, usamos a idéia de quadro-chave (key frame), onde determinamos um certo instante de tempo e neste tempo, determinamos as propriedades e características do objeto em movimento. Com isso, o sistema de animação calcula as propriedades do objeto nos outros instantes de tempo através da interpolação.
MEMÓRIA DE VÍDEO
A memória de vídeo é utilizada para a placa armazenar as imagens a serem exibidas na tela. O responsável pela atualização do conteúdo desta memória é a placa de vídeo. Quanto mais memória possui a placa de vídeo, mais cores essa placa poderá exibir.
Porém, quando falamos de placas 3D, quanto mais memória tem a placa, mais rápida ela imprime a informação na tela. Devemos contar que ela também armazena textura e outras informações além do frame buffer mas com o uso do barramento AGP, ela ganha um aumento de performance considerável ao exibir objetos em 3D muito pesados. Conseguimos um desempenho melhor com a combinação do GPU e da memória que existe na placa de vídeo.
Conseguimos um desempenho dobrado ou até mesmo maior quando instalamos duas ou mais placas de vídeo em um computador, ligadas em SLI, graças ao PCI Express.
Nas placas onboard, o desempenho não é nada fascinante perto das placas offboard, porque ela não tem memória dedicada. Ela usa parte da memória RAM principal e seu GPU é integrado ao