Resumo
Surgimento das primeiras ideias Evolucionistas
A Bíblia ensina claramente que Deus criou o céu a terra e todo ser vivente “Cada criatura conforme sua espécie” isso quer dizer, que cada criatura foi criada como conhecemos hoje. Em uma época muito influenciada pela igreja católica poucos tinham coragem de ir contra os relatos bíblicos, porém, já haviam ocorrido algumas manifestações e questionamentos. No decorrer dos séculos apareceram muitas vãs filosofias e teorias procurando lançar duvidas sobre a criação, ou seja, contra o Criacionismo, e o Evolucionismo é uma delas.
O Evolucionismo ou a teoria da evolução * Surgiu no século XIX * Baseia se em duas leis de Lamarck e na teoria de Darwin.
O evolucionismo tem como ponto de partida a afirmação de que todas as espécies são resultado das adaptações e seleções naturais que evoluíram de um ancestral comum, há bilhões de anos. Tudo teria começado com um organismo vivo que sofrerá mutações. Pelo menos é nisso que baseia a teoria de Charles Darwin, que foi influenciado pelas especulações de Lamarck sobre as teorias evolucionistas.
Lamarck
Lamarck era um naturalista francês que compartilhava a ideia que estabilidade das espécies não tinha fundamento, para ele as modificações no ambiente causam alterações nas necessidades dos seres vivos, o que ao longo do tempo interfere na forma das espécies. Seus estudos levaram a duas leis: * A primeira: lei do uso e desuso - Quanto mais uma parte do corpo é usada, mais se desenvolve; por outro lado, as partes que não são usadas enfraquecem, podendo com o tempo atrofiar-se ou ate mesmo desaparecer. * A segunda: lei da herança de caracteres adquiridos – Tudo que o animal adquire em função do uso e desuso, ou seja, caracteres adquiridos ou perdidos são transmitidos de geração a geração.
Charles Darwin Consciente das implicações de suas ideias sobre a tese da imutabilidade das espécies, a qual estava diretamente relacionada a preceitos