Resumo matéria de estradas
PRINCIPAIS EPATAS DE UM PROJETO
DE EGENHARIA DE ESTRADAS.
PROJETO GEOMETRICO Processo de correlacionar os elementos físicos da estrada com as características de operação, frenagem, aceleração, condições de segurança, conforto, etc. Critérios: geometria, física, operação dos veículos. Cálculos teóricos, junto com observações sobre motorista, capacidade das estradas etc. A construção da estrada deve ser economicamente viável, e socialmente abrangente. Criterios: raios mínimos de curvas horizontais, inclinações de rampas, curvas verticais, volumes de movimentação de terra, superelevação e superlargura.
ESTUDOS NECESSARIOS Trafego, geológicos e geotécnicos, hidrológicos, topográficos, geométrico, terraplanagem, pavimentação, drenagem, obras de arte correntes e especiais, viabilidade econômica, desapropriação, interseções, retornos, acessos, sinalização, elementos de segurança, orçamento, plano de execução, relatório de impacto ambiental.
FASES DO ESTUDO DO TRACADO DE UMA ESTRADA
Reconhecimento ou anteprojeto – escolha do traçado, levantamento e analise de dados da região, são detectados os primeiros obstáculos topográficos, geológicos e hidrológicos.
Elementos:
- Localizacao dos pontos inicial e final da estrada,
- Pontos obrigatórios de passagem:
De condição: pontos estabelicidos antes de qualquer coisa, fatores políticos, econômico etc, ex: Cidade.
De circunstancia: pontos que seriam mais vantajosos para a execução, ex: Pé de uma montanha ao invés da montanha. - Retas que ligam pontos obrigatórios de passagem: Diretriz Geral: liga os pontos extremos da estrada, menor distancia para ligas os extremos. Diretriz Parcial: é uma das retas que lida dois pontos obrigatórios intermediários. O estudo de todas elas resulta a que seja o traçado final. Principais tarefas: coletar dados da região, observação do terreno dos pontos obrigatórios de passagem, determinação das diretrizes geral e parcial, determinação dos pontos