Resumo
O ribeirão Feijão é um rio brasileiro do estado de São Paulo. Nasce no município de São Carlos, e faz parte da bacia hidrográfica do Rio Jacaré-Guaçu.
Na sua junção com o rio do Lobo, formam a nascente do rio Jacaré-Guaçu na divisa dos municípios de Itirapina com São Carlos.
Possui uma unidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE); a captação do rio feijão, responsável por parte do abastecimento de água da cidade de São Carlos.
De onde vem a água que nós bebemos? A água é um elemento essencial para a existência dos seres vivos e é um recurso precioso que a terra fornece aos seres. Toda a humanidade necessita da água para consumo e, atualmente, ela está disponível na maioria das casas, por meio de abastecimento a caixas d’água e é retirada por meio de torneiras. O que muitos esquecem, ou não sabem, é de onde a água vem e por onde a água passa até chegar aos lares. Desta forma, este artigo se objetiva a trazer informações sobre o trajeto e tratamento da água até seu destino final.
As nascentes são responsáveis por originar os cursos d’água e a partir delas há formação dos córregos e riachos, que alimentam rios maiores que irão desaguar no mar (Figura 1). As águas presentes nos cursos d’água permitem as mais variadas atividades humanas, como por exemplo, a irrigação de plantações, lavagem de carros, construções, navegação, criação de animais, permite a vida nos rios que gera alimentos e é esta mesma água que abastece nossas caixas d’água, permitindo o consumo como bebida.
Figura 1: Ilustração da formação de um curso d’água até a chegada ao oceano.
Atualmente, a água encontrada na natureza é em geral inapropriada para o consumo do homem, devido à presença de uma série de contaminadores que podem ser prejudiciais a saúde. Sendo que, na maior parte das vezes, estes contaminadores são resultantes de atividades do próprio