Bons e maus condutores
Um bom condutor térmico, é o corpo no qual temos a sensação de que perdemos mais calor. Como exemplo podemos citar uma barra de ferro, se encostar nela, sentirá ela fria, mais fria que um tapete por exemplo, isso se deve a sensação térmica de um condutor e um isolante térmico. O condutor nesse caso seria a barra de ferro.
Um mal condutor de calor seria por exemplo materiais como lã, madeira, vidro, papel e isopor são maus condutores de calor, pois, os elétrons mais externos de seus átomos estão firmemente ligados. Os líquidos e gases, em geral, são maus condutores de calor. O ar, por exemplo, é um ótimo isolante térmico. Por este motivo quando você põe sua mão em um forno quente, não se queima. Entretanto, ao tocar numa forma de metal dentro dele você se queimaria, pois, a forma metálica conduz o calor rapidamente.
A neve é outro exemplo de um bom isolante térmico. Isto acontece porque os flocos de neve são formados por cristais, que se acumulam formando camadas fofas aprisionando o ar e dessa forma dificultando a transmissão do calor da superfície da Terra para a atmosfera.
BONS CONDUTORES
Os materiais bons condutores são aqueles que se deixam atravessar pela corrente eléctrica.
Exemplos de bons condutores:
- Metais (como o cobre, alumínio, ferro, etc.) e algumas ligas metálicas;
- Grafite
- Soluções aquosas (de sulfato de cobre, de ácido sulfúrico. etc.)
- Água da torneira, água salgada, água ionizada (como, por exemplo as das piscinas);
- Corpo humano;
-Ar húmido.
O que provoca esta diferença de comportamento dos materiais?
Os metais são bons condutores porque os electrões que encontram-se mais afastados dos núcleos atómicos, por isso têem grande mobilidade.
Estes electrões designam-se por electrões livres: movimentando-se desordenadamente no interior dos metais. Contudo ao fechar-se um circuito