Rato sniffy
Nome do Aluno: |
Material Organizado
Professora: Carla Florido
Disciplina: Análise Experimental do Comportamento
Introdução
Esta apostila tem a finalidade de auxiliar os acadêmicos a desenvolver algumas das atividades práticas programadas pela disciplina de análise experimental do comportamento.
As atividades serão realizadas no laboratório virtual, com a utilização do software Sniffy Pro.
Para que a aprendizagem ocorra é necessário que os experimentos sejam realizados com seriedade e compromisso, procurando associar aquilo que ocorre no laboratório com a teoria estudada anteriormente.
O material apresentado é uma tradução e adaptação do Manual do Programa Sniffy Pro, complementado com textos da professora organizadora e de outros.
Exercício 1
Nível Operante
De acordo com Millenson (1975), o Nível Operante refere-se à observação e registro dos comportamentos emitidos por um sujeito experimental onde nenhuma consequência especial está sendo liberada para qualquer resposta.
No condicionamento operante o reforçamento aumenta a probabilidade de ocorrência de um comportamento já existente no repertório natural de um organismo. A frequência com que este comportamento surge, antes de um processo qualquer de condicionamento, fornece uma linha de base chamada em linguagem técnica Nível Operante.
Neste exercício deve se registrar todos os comportamentos especifico emitidos pelo sujeito experimental. O objetivo do exercício é determinar a força da resposta de pressão à barra que qualquer operação experimental seja introduzida e modifique esta força. Os comportamentos a serem registrados encontram-se na tabela.
Procedimento
- A folha de registros é composta dos dados do aluno, data, início e término do experimento.
- Acione o cronômetro. O tempo deverá ser registrado minuto a minuto. Dessa forma, no momento