Resumo
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E ZOOTECNIA
TYCIANE PONTES DE ARAUJO
REFLEXÃO DO FILME “VIDA DE INSETO COM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Parintins
2011
TYCIANE PONTES DE ARAUJO
REFLEXÃO DO FILME “VIDA DE INSETO COM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Este trabalho será utilizado para obtenção de nota parcial da disciplina Didática II, sob a responsabilidade da prof.ª Corina Fátima C. Vasconcellos.
Parintins
2011
Este trabalho procurará fazer uma relação entre o filme “Vida de Inseto” com o texto “Projeto Político Pedagógico: Conceito e Metodologia de Elaboração” de Celso Vasconcellos. É preciso lembrar que este filme tem duas fases: a primeira corresponde à submissão aos gafanhotos e a segunda a luta contra a submissão dos gafanhoto.
O filme “Vida de Inseto” conta a história de um formiga chamada Flik, totalmente fora dos padrões comportamentais das outras formigas. Todos os anos as formigas durante a primavera colhem sementes para elas e para os gafanhotos, Flik não achava justo que as formigas fossem tão submissas aos gafanhotos.
Certo dia Flik com uma de suas invenções acabou todas as sementes que haviam sido colhidas. Quando os gafanhotos chegaram não havia sementes, irritados o líder gafanhoto ordenou que elas colhessem novamente as sementes até o final da primavera quando retornariam para pegar.
Diante desses acontecimentos todos se voltaram contra Flik que foi mandado para cidade para procurar ajuda de outros insetos. Começa então todo um processo de planejamento para sair das rédias dos gafanhotos
Neste filme pode-se notar a presença de alguns princípios que regem a elaboração do projeto político pedagógico. Em uma das cenas Flik está colhendo suas sementes com uma de suas invenções que torna a colheita mais rápida e menos cansativa, mas essa idéia foi negada pela rainha, pois para as formigas sempre colheram sementes uma a uma e não vai ser agora que vai diferente. Nota-se nessa cena uma