Resumo
1- Disserte sobre miofibrilas.
Miofibrilas: Dentro do músculo existem células e dentro das células existem as miofibrilas, que é composto por vários sarcômeros em série. Fibras do tipo I pouca miofibrila e já as do tipo IIB muita. Como a hipertrofia da célula e consequentemente do músculo depende das miofibrilas, quem tem mais fibra IIB tem mais tônus muscular e tipo I pouco tônus, exemplo: maratonista. No citoplasma que encontramos as miofibrilas que contém as proteínas troponinas,tropomiosinas, actina e miosinas, que contém sarcômeros em séries.
2- Quais os elementos que compõe um grupo muscular?
Tendão e ventre muscular (que é composto de fibras ou células que possuem núcleos e dentro das células temos miofibrilas (algumas mais e outras menos, depende do comprimento da miofibrila ou do músculo)).
3- Explique a ligação entre sarcomero e contração muscular.
Sarcomero é onde ocorre o relaxamento e contração muscular (encurtamento sarcômeros), mais conhecido como ação muscular, quanto mais comprido o músculo é maior o numero de miofibrilas mais sarcomeros em séries.
4- O que é disco Z? Qual sua ligação com sarcomeros?
Disco Z: São duas proteínas que delimitam os sarcomeros, onde se localizam os filamentos finos de actina e comunicam com as miosinas.
5- Explique a relação entre os fatores miosina e banda M.
Miosina: Filamento grosso formado por várias estruturas que são as cabeças de miosina, formadas por genes diferentes, varias miosinas interligadas formando o filamento grosso. Banda M é quem mantém as miosinas interligadas dentro dos sarcomeros para manter a integridade ou organização.
6- O que são miofilamentos?
Actina e miosina são chamados de miofilamentos que se encontram dentro das miofibrilas (quanto mais miofribilas maior o poder de contração).
6- Porque uma célula muscular contém vários núcleos?
Célula muscular tem vários núcleos para sintetizar mais proteínas depois de degradadas por actina e miosina.
7- O que