Resumo
O auto da barca do inferno
Apresentação dos personagens:
-Fidalgo: infiel, colocava seu status em 1º lugar, era despreocupado e medíocre, ocupa cargo da nobreza.
-Onzeneiro: banqueiro, agiota, que cobra juros ( nome: Pesar de Já Pimentel).
-Joane, o Parvo: pessoa pobre, moralmente inocente porque ignorante conseguiu entrar na barca gloriosa, pois não foi achado malícia nele.
-Sapateiro: oficial mecânico, fazia pouco caso das coisas “santas” era incrédulo, recebe a maldição de ir para o inferno e passar muito tempo batendo, contando e cosendo.
-Frade: pertence ao baixo clero, não faz jus a sua colocação social e age com conduta inadequada para seu estado clerical.
-Florença: amante do frade.
-Alcoviteira: dona de casa de prostituição, (nome: Brísida Vaz) a alcoviteira enumera mobiliário e objetos de alcova que alegorizam sua práticas enganosas, também comprava-se a Santa Úrsula, buscando assim meios para ser salva.
-Judeu: ímpio por confirmar a condenação de Cristo é o único que deseja para o inferno e é o único a que o diabo recusa passagem (nome: Semafará)
-Corregedor: juiz de pequena alçada, equivoca o sentido de direito 9sistema legal) para não responder sobre seus efeitos.
-Procurador: ofício de magistrados é acusado pelo parvo de ser ladrão.
-Enforcado: condenado pelo direito positivo do estado, não enxerga seus erros e faltas, acreditando anão ser culpado.
-4 cavalheiros: heróis da fé, mortos em guerra santa, são salvos e não há pecados neles.
-Diabo; quer levar todos para o inferno, exceto o judeu e acusa por seus erros.
-Anjos: salvam o parvo e os 4 cavalheiros.
O auto da barca do inferno, de Gil Vicente, é uma obra do período humanista, em que ele satiriza e critica todas as camadas sociais.
No auto da barca do inferno, ocorre a “distribuição de almas” onde quem morre é julgado e é decidido se entra na barca do inferno ou na barca da glória. O primeiro a ir foi o fidalgo, um nobre, que ao ver a barca do inferno, faz pouco caso, e não da