ECONOMIA
Economia é a ciência que trata dos atos e fenômenos econômicos traduzidos em relações constantes, que representam as leis econômicas. Tem como objeto a atividade econômica exercida pelo homem de forma associativa. Como arte, a economia indica os meios para promover o bem-estar econômico da sociedade humana.
Carlos Gide
• A Economia trata das relações do homem em sociedade, que o conduzem à satisfação de suas necessidades, ao seu bem-estar, e dependem da posse de objetos materiais.
RARIDADE
Os bens em quantidade praticamente ilimitada, como o ar e o sol, não entram, apesar de sua imensa utilidade, no quadro da economia política.
CONCEITO ORIGINÁRIO E ETIMOLÓGICO.
• Oikos- casa
• Nomos-governo.
• Jean Baptiste Say- “a ciência que tem por objeto o conhecimento das leis que presidem a formação, a distribuição e o consumo das riquezas.” Por que trabalhamos?
COBOS:
“Os meios de satisfação das necessidades humanas, que a natureza não oferece na qualidade e na forma requeridas para a total saciedade destas necessidades, requerem um esforço do homem para a sua obtenção. Esse esforço é o que caracteriza a atividade econômica...” Leis econômicas primárias
A vida econômica fundamenta-se em necessidades, esforços, satisfações e, principalmente, no interesse pessoal.
Deste último elemento se originam as leis econômicas primárias, as leis do trabalho, do proveito e do menor esforço.
O homem é um sujeito de necessidades.
NECESSIDADES ILIMITADAS E RECURSOS
ESCASSOS
• Enquanto as necessidades econômicas, individuais e coletivas, são praticamente ilimitadas, os recursos humanos e materiais são geralmente escassos para produzirem bens e serviços também naturalmente escassos. Segundo Richardson, a história econômica se resume na luta que as sociedades humanas empreenderam para superar o problema da escassez de recursos produtivos, em face dos crescentes desejos da coletividade.
O que, quanto, como e para quem produzir?
As duas primeiras questões são
decididas