UE 01 EM
Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos
“Max Dadá Gallizzi”- Praia Grande -SP
UE 01
Ensino Médio
Língua
Portuguesa
Professores:
Arthur Aprígio Faria Júnior
Elaine Maria Terroso
Mauro Borba Colletes Alves
Zélia Virgínia P. F. C. Casasco
2010
1
LÍNGUA PORTUGUESA - Unidade de Estudo 1
A linguagem representa uma interação entre emissor e receptor e sofre influências das condições como: marcas pessoais, conhecimentos, assunto. Essas condições definem os modos diferentes de uso da língua ou variações linguísticas.
Ao expressarmos nossos pensamentos, nossas experiências e valores, utilizamos a língua. A evolução da sociedade e da cultura reflete na língua. Dessa maneira a língua é dinâmica, reflete a cultura e a transforma.
Há um sistema a ser seguido pela língua, não podemos falar ou escrever: “Poeta o é famoso” ou “Nós gostamos muito sorvete de“, porque não seremos compreendidos, porém, temos muitas possibilidades de variação de uso. Essas variantes podem ser comuns a um grupo (jovens, mulheres, médicos...) ou individuais (cada pessoa faz suas escolhas, o seu estilo; a cada situação de uso adequamos o nosso uso).
Chamaremos o uso da língua de linguagem. As variantes de uso constituem a linguagem: regional (utilizada por falantes de uma região), etária (jovem, infantil, adulta), profissional (jargão: médico, policial, econômico), vulgar (uso de palavrões).
Todos nós conhecemos ou passamos por situações em que o desconhecimento de outras linguagens causou situações engraçadas, embaraçosas ou confusas. Por exemplo, uma pessoa da região nordeste do Brasil chama a mandioca de macaxeira (termo desconhecido pela maioria dos habitantes de outras regiões); um médico que diga ao paciente que ele tem uma esteatose (sem explicar a palavra) pode causar pânico desnecessário. A situação de comunicação também determina o tipo de linguagem utilizada. Se estivermos falando ou escrevendo para alguém com quem não temos intimidade seremos mais distantes, formais,