RESUMO
4.1 UM NOVO TRATAMENTO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Os conteúdos de língua portuguesa no ensino fundamental propostos pelos PCN , além de estarem sintonizados com as novas tendências dos estudos linguísticos para o aprendizado de língua materna,oferecem as diretrizes necessárias para a composição do currículo de acordo com a realidade local de cada escola.
A língua portuguesa deve ser levada ao aluno como meio de expansão das possibilidades de uso de uma língua, ja conhecida e dominada em sua variedade oral.
Ou seja, a escola fica responsável por ensinar a lingua padrão em suas habilidades linguísticas básicas : falar , escutar, ler e escrever, organizadas pelos PCN em dois eixos, conforme abaixo.
QUADRO 4.1-BLOCOS DE CONTEÚDO PARA O ENSINO D ELÍNGUA MATERNA
Língua oral - usos e formas
Língua escrita - usos e formas
De acordo com os PCN , a organização dos conteúdos deve se pautar pelos seguintes critérios:
.Considerar os conhecimentos anteriores dos alunos em relação ao que se pretende ensinar ; eidentificar se os conteúdos ensinados foram realmente aprendidos;
.Considerar o nível de complexidade dos diferentes conteúdos como definidor do grau de autonomia possível aos alunos;
.Considerar o nível de aprofundamento possível de cada conteúdo em função das possibilidades de compreensão dos alunos nos diferentes momentos de seu processo de aprendizagem.
A flexibilidade, o respeito ás diferenças e a valorização da cultura local permitem aos professores refletir sobre a sua realidade e tomar as decisões sobre a sequência dos conteúdos de acordo com as possibilidades e necessidades dos seus alunos.
4.2-O TRATAMENTO DA ORALIDADE : USOS E FORMAS
Ao trabalhar a oralidade na sala de aula, é preciso respeitar a variedade de língua do aluno.
Assim, propõe-se que os conteúdos de língua portuguesa de 1 a 4 série sejam desenvolvidos através de atividades em grupo, discussõese resolução d eproblemas; atividades