Artigo
Guilherme Garcia Martins1
Déborah Sandy M. Wakasugi2
Vitor Pereira Lima3
Vitor Buck4
Diego Franco Rafael5
Edson Vinicius6
Resumo
O meio transporte público coletivo é um dos principais meios de locomoção nos centros urbanos. Este trabalho teve como objetivo realizar uma análise quanto a qualidade do serviço de transporte coletivo urbano, sob a perspectiva de seus usuários. A metodologia utilizada para a pesquisa foi de cunho qualitativo, através de surveys, isto é, pesquisas de opinião. Com base nos resultados da pesquisa, foi verificado que para os usuários ainda existem diversos pontos a desejar quanto à qualidade do serviço que lhes é oferecido. Este estudo tem como contribuição o fornecimento de dados sob uma perspectiva analítica para o auxilio na administração e gestão dos órgãos responsáveis pelos meios de transporte coletivo nos centros urbanos.
Palavras-chave: transporte público; surveys; urbanos; gestão.
Introdução
Atualmente, o transporte público nas grandes metrópoles é um dos principais meios de transporte da população brasileira. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Ibop, 61% dos brasileiros usam o serviço, sendo que 42% o utilizam como principal meio de locomoção.
Devido ao grande crescimento urbano, a população cada vez mais necessita se locomover longas distâncias diariamente para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais e culturais. De acordo com sua relevância, os transportes coletivos devem ter sua qualidade mantida e constantemente melhorada, viso que grande parte da população depende desse serviço.
Os principais modos de transporte coletivos em São Paulo são ônibus, trólebus, trens e metros. No Brasil, o principal meio é o ônibus, devido a sua alta flexibilidade, acessibilidade e baixo custo. Apesar dos desafios para gerir o transporte público por ônibus, ele ainda é considerado um meio de locomoção