O Coordenador Pedag Gico Na Educa O B Sica
CURSISTA
Giselle Guimarães Santos Coêlho
Ao longo do tempo o cenário educacional vem sofrendo grandes mudanças, mudanças essas que nos fazem refletir como educadores no processo educativo dentro e fora das Unidades de Ensino.
Dentro dessas mudanças, qual é realmente a função do coordenador pedagógico dentro da Unidade de Ensino?
Segundo Augusto,
”O coordenador pedagógico, muito antes de ganhar esse status, já povoava o imaginário da escola sob as mais estranhas caricaturas. Às vezes, atuava como fiscal alguém que checava o que ocorria em sala de aula e normatizava o que podia ou não ser feito. Pouco sabia de ensino e não conhecia os reais problemas da sala de aula e da instituição. Obviamente, não era bem aceito na sala dos professores como alguém confiável para compartilhar experiências. Outra imagem recorrente desse velho coordenador é a de atendente. Sem um campo específico de atuação, responde às emergências, apaga focos de incêndios e apazigua os ânimos de professores, alunos e pais. Engolido pelo cotidiano, não consegue construir uma experiência no campo pedagógico. Em ocasiões esporádicas, ele explica as causas da agressividade de uma criança ou as dificuldades de aprendizagem de uma turma. (AUGUSTO, 2006, p.1).”
Com as novas propostas curriculares a função do coordenador pedagógico é de dar suporte, orientar e implantar um mecanismo onde se possa trabalhar de forma versificada dentro do contexto escolar o novo e o velho. O Coordenador Pedagógico não é aquele responsável somente para substituir professores quando faltam, tão somente àquele pra vigiar ou criticar o trabalho do professor, más sim um auxílio para engrandecer o trabalho pedagógico dentro da Unidade de Ensino.
O trabalho do coordenador pedagógico escolar dentro da escola pode e deve contribuir para uma educação de qualidade, dentro de um processo pedagógico com autonomia, seriedade, pensando principalmente nas funções que