Resumo
Toda organização é um grupo de pessoas e as grandes organizações são grandes aglomerados de grupos. Toda pessoas em qualquer organização, faz parte de algum grupo, formal ou informal. Em muitos casos, de diversos grupos ao mesmo tempo. O desempenho de uma pessoa depende não apenas de sua competência, motivação e da forma como o trabalho está organizado, mas também dos processos sociais que ocorrem nos grupos de que participa.
O efeito do grupo sobre as pessoas ocorre primeiro no nível do próprio grupo. Em seguida, a liderança do grupo é afetada. O desempenho de um chefe é definido pelo desempenho de seu grupo imediato de colaboradores. O desempenho dos grupos afeta a organização como um todo. Afinal, se as organizações são conjuntos de grupos, é natural concluir que, em última instância, os resultados da organização são o produto dos resultados dos grupos.
Tipos de Grupo
Um grupo é um conjunto de pessoas que têm um objetivo ou característica comum. Os grupos nas organizações classificam-se em duas categorias: formais e informais. Grupos formais, são criados para fazer funcionar as unidades de trabalho da organização, há dois tipos principais de grupos formais, são os grupos permanentes que são representados no organograma funcional, e os grupos informais estes são criados para cumprir uma tarefa e se desmobilizar depois disso. Grupos informais, eles não possuem chefe, mas podem ter líderes que podem ser diferentes de uma ocasião para outra, os grupos informais são criados pela vontade de seus próprios integrantes ao contrário do grupo formal.
Estágios no desenvolvimento de um grupo
Desde que é formado até que começa a funcionar, um grupo passa por estágios de desenvolvimento. Segundo o pesquisador Bruce W, Tuckman, embora os grupos sejam muito diferentes uns dos outros, há uma tendência de todos passarem por cinco estágios: formação, tempestade, normatização, desempenho e encerramento. A maneira como o grupo evolui ao longo desses estágios é um dos