Nata O
Utilizado no triátlon, em provas ou em águas abertas como as maratonas aquáticas o nado crawl é geralmente a primeira técnica que os nadadores aprendem é considerado o mais rápido dos quatro nados.
Os movimentos do nado crawl são alternados tanto os membros superiores como os inferiores.
A respiração é lateral o aluno deverá ter uma seqüência, pode se usar, por exemplo, três braçadas, uma respiração e assim por diante.
Nado Costa
O nado costa foi o segundo estilo a ser nadado em competições, depois do nado livre. Também é a única competição de natação que se inicia dentro da água. O nadador olha para a parede e se segura em parte do bloco inicial ou da parede. As pernas ficam dobradas para frente na altura do ombro com os dois calcanhares um pouco afastados da parede. Pouco antes do início, o nadador empurra a cabeça mais perto do bloco de partida, enquanto mantém os joelhos dobrados num ângulo de 90º. Como no nado crawl seus movimentos são alternados.
Nado Borboleta
O nado borboleta é um nado de movimentos simultâneos de pernas e braços com ondulação do corpo. Ele é utilizado antes do nado costas na prova de medley e pode ser feito com respiração frontal ou lateral.
Os braços realizam movimentos simultâneos, e simetricamente os dois braços executam a braçada para baixo - para trás e passam em cima da água, pelos lados, para frente. As pernas unidas executam movimentos de cima para baixo e de baixo para cima, imitando a movimentação da barbatana caudal do golfinho. Muitos o consideram o segundo nado mais rápido.
Nado Peito
Considerado o mais difícil dos nados exige do atleta muita coordenação e técnica, pois se praticado sem essas habilidades podem ocorrer lesão principalmente na articulação do joelho devido ao seu movimento anti natural. Durante sua execução, a respiração é frontal com movimento submerso circular das braçadas com flexão de cotovelos e recuperação simultânea , as pernas começam pelas laterais finalizando com força para trás tudo